Percepções de uma Comunidade Institucional de Ciência e Tecnologia quanto às Práticas de Sustentabilidade
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18696/reunir.v14i1.1518
ISSN2237-3667
AutoresLuanna Ematné de Matos, Nathália Santos Serrão de Castro, Giselle Maria Rachid Viana,
Tópico(s)University-Industry-Government Innovation Models
ResumoO objetivo do estudo foi estimar a percepção da comunidade de um instituto de ciência e tecnologia sobre as práticas de sustentabilidade. Conduziu-se pesquisa sobre Conhecimentos, Atitudes e Práticas (CAP) sobre Responsabilidade Socioambiental (RSA) em um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). O CAP foi estruturado em três partes, totalizando 31 perguntas distribuídas nos seis eixos temáticos da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Participaram do estudo 200 colaboradores, representando 17,81% (200/1.123) da comunidade institucional. Quanto ao uso racional de bens públicos, 75,5% (151/200) responderam desligar os equipamentos ao deixar o trabalho e 67,0% (134/200) imprimiam documentos “frente e verso”. Em relação à gestão dos resíduos, 52,0% (104/200) descartavam resíduos em lixeiras seletivas e 56,0% (112/200) desconheciam que a instituição executasse ações de coleta seletiva solidária. Sobre a qualidade de vida, 78,5% (157/200) reconheceram trabalhar em ambiente salubre. Quanto à capacitação profissional direcionada à sustentabilidade, 60,0% (120/200) não reconheceram iniciativas internas de sensibilização e capacitação voltadas para este segmento. Sobre compras públicas sustentáveis, 54,0% (108/200) e 57,5% (115/200) desconheciam que a instituição priorizasse a qualidade e durabilidade dos produtos adquiridos, ou tivesse preferência por produtos fabricados por fontes não poluidoras, respectivamente. Sobre construções sustentáveis, 93,5% (187/200) relataram que não há obra ou processo tecnológico para melhor uso dos recursos naturais disponíveis. Diante disso, sugere-se o aprimoramento das intervenções que visem ampliar o desenvolvimento de competências na área de sustentabilidade ambiental, implantar o Plano de Gestão Socioambiental (PGS) e fortalecer estratégias de comunicação institucional relacionadas às ações de sustentabilidade.
Referência(s)