Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Tecnologias Digitais e Aprendizagem Docente

2024; UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; Volume: 33; Issue: 74 Linguagem: Português

10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p119-132

ISSN

2358-0194

Autores

Luciana De Lima Dusi, Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa, Sônia Regina Mendes dos Santos,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Neste artigo, buscamos identificar e analisar como as tecnologias digitais vêm constituindo-se um elemento da aprendizagem profissional do docente que atua na educação superior. O aporte teórico traz uma breve discussão sobre a profissionalidade docente e a presença das tecnologias na prática dos professores. Do ponto de vista teórico-metodológico, trata-se de um estudo qualitativo, cujos dados emergiram de levantamento bibliográfico e de entrevistas realizadas com oito professores no âmbito de uma universidade pública brasileira, no ano de 2021. A pesquisa realizada sob os pressupostos da história oral apoia-se nos estudos de Verena Alberti. As análises das histórias orais evidenciaram que a atividade docente está permeada pelas tecnologias digitais que, por sua vez, requerem que os professores estejam preparados para utilizá-las. Elas demandam novas habilidades digitais, assim como constante formação e ampliação dessas habilidades. Sublinha-se que o desenvolvimento de tais habilidades digitais dos professores ocorre de acordo com a prática de uso, informalmente, por iniciativa pessoal de cada professor.

Referência(s)