RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS

2023; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português

10.31417/irecitecifam.v17.340

ISSN

2238-4286

Autores

Thiago Santos da Silva et al.,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente artigo aborda a importância da Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para os processos inovadores quando divulgados no formato de recursos abertos e como estes contribuem para a produção tecnológica independente. Em particular, analisam-se os potenciais dos Recursos Educacionais Abertos (REA) em ampliar o acesso aos recursos de aprendizagem. A metodologia é de natureza descritiva e explicativa, além de promover a revisão da literatura sobre P&D e os REA. Os resultados mostram a importância social de promover esforços em tornar os conhecimentos acessíveis, através do licenciamento aberto. Tais resultados, segundo a UNESCO, são capazes de promover não apenas a acessibilidade a um escopo ampliado de conteúdos, sobretudo facilita a reutilização, revisão, mixagem e redistribuição de recursos de aprendizagem em todo o mundo por meio do licenciamento aberto. Uma crítica e limitação à abertura do conhecimento é a distinção entre quais conhecimentos podem ser abertos e os que devem se manter fechados. De toda maneira, o caminho do acesso aberto promove o desenvolvimento econômico porque contribui com a construção dos conhecimentos e sua universalização, além da geração de renda e oportunidades socioeconômicas.

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