
Pensamento matemático em Call of Duty Mobile (2019): dialogando com o ensino de Matemática
2024; Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.37001/ripem.v14i2.3737
ISSN2238-0345
AutoresAdriana Falqueto Lemos, A. Elías,
Tópico(s)Diverse scientific research topics
ResumoO presente trabalho tem como objetivo entender de que formas os aspectos matemáticos são evidenciados pelo jogo Call of Duty Mobile (2019) em seu design, funcionamento e jogabilidade. O estudo trata-se de uma pesquisa empírico documental e qualitativa, com identificação e análise de dados matemáticos presentes no jogo. Os dados foram coletados através da observação e análise do jogo. Desse modo, observou-se que há possibilidade de desenvolver conceitos para entender a Matemática em situações envolvendo operações fundamentais, razões, expressões algébricas, equações; conhecimentos da área Estatística, como moda, mediana e média, análise de gráficos e tabelas e análise combinatória, como o PFC — Princípio Fundamental da Contagem, entre outros. Como conclusão, notou-se que é possível a utilização do jogo de forma que os jogadores, em geral, criem simulações subsidiadas por cálculos matemáticos para se sustentarem, assim como a possibilidade de entender como professores podem usar os jogos nas aulas de matemática.
Referência(s)