Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Softwares educativos: Recursos alternativos na construção do pensar em sala de aula

2024; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 13; Issue: 6 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v13i6.45898

ISSN

2525-3409

Autores

Moacir de Souza Júnior, Ana Caroline de Vasconcelos Araújo Arnaud, João Arnaud Diniz Neto, Neide Rafael Alves Braga, Waldenice Maria Mendonça Pereira, Leila Melo Cajazeira, Maria do Socorro Furtado Silva Silveira,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Atualmente, o computador representa uma ferramenta imprescindível nas empresas e nas escolas, como meio de informação, comunicação, produção de conhecimento e, principalmente, de trabalho. A escola começa a se modernizar buscando assim estar em sintonia com o surgimento das novas tecnologias que estão em vigor. Ela não pode ficar de fora do progresso tecnológico, para que não corra o risco de se tornar antiquada para as gerações futuras. O computador é um recurso no processo de ensino e de aprendizagem, que favorece a construção de um currículo mais atraente para os estudantes, visando facilitar a construção do conhecimento dos aprendentes. O presente estudo tem como objetivo destacar a importância dos softwares como recursos alternativos na construção do pensar em sala de aula. Assim sendo, apresenta-se o seguinte questionamento: - qual o papel dos softwares na educação e como atuam em sala de aula? A metodologia baseia-se numa revisão bibliográfica, cujo marco teórico consta, principalmente, do pensamento de vários autores com vasto conhecimento sobre o assunto em questão. Em suma, acredita-se que os softwares educativos facilitam, tanto na formação e na construção do conhecimento como no ato de pensar dos alunos em sala de aula, como um meio enriquecedor do ensino-aprendizagem.

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