
João Vicente Martins e o ensino da leitura e da escrita para crianças no Brasil do século XIX
2024; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 28; Linguagem: Português
10.1590/2236-3459/133542.pt
ISSN2236-3459
AutoresCarlota Boto, Juliano Guerra Rocha, Suzana Lopes de Albuquerque,
Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoResumo Este artigo visa a compreender a história da escolarização no Brasil, na segunda metade do século XIX, especificamente nos aspectos do ensino da leitura e da escrita para crianças, a partir da análise de um impresso escolar escrito por João Vicente Martins, em 1854. Na Cartilha de leitura repentina, ou plágio do Método Castilho, Martins lançou-se no mercado editorial na tentativa de aproximar os ideários de dois precursores do debate acerca dos métodos para o ensino da língua materna: o francês Joseph Jacotot e o português António Feliciano Castilho. Tomando como fonte, sobretudo a imprensa periódica e as produções de Castilho e Martins, a análise empreendida se organizou a partir de dois principais aspectos: a biografia desse último autor e a materialidade de sua cartilha. Conclui-se que, embora anuncie a realização de um plágio do método Castilho, o trabalho empreendido por João Vicente Martins apresentou os seus ideários acerca da escolarização de crianças no contexto brasileiro.
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