
A FORMAÇÃO DA BOA SOCIEDADE: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO SECUNDÁRIO NO BRASIL IMPERIAL (1822-1889)
2024; Volume: 10; Issue: 51 Linguagem: Português
10.36238/2359-5787.2024.v10n51.171
ISSN2359-5787
AutoresFrancisco Waldílio da Silva Sousa, Elizânia Sousa do Nascimento Mendes,
Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoO estudo tem por objetivo, à luz de uma bibliografia especializada, apresentar alguns elementos acerca do ensino secundário no Brasil imperial, destacando que no período recortado esta etapa de ensino estava principalmente à serviço da formação das elites brasileiras. Elege-se como recorte temático o Colégio Pedro II no Rio de Janeiro, reduto dos mais renomados professores da época e símbolo da formação da “boa sociedade imperial”, as Escolas Normais e os Liceus provinciais. Discute-se sobre algumas reformas educacionais e as tentativas de adequação da instrução pública às transformações políticas, econômicas e sociais da época. A investigação apresenta também uma interface com o sistema educacional piauiense no mesmo período, com destaque para o Colégio Zacarias de Góes, o Liceu piauiense e a Escola Normal. É abordado ainda a curricularização com base no transplante de modelos europeus para a formação das elites brasileiras, a descontinuidade de políticas como consequência, em parte, da rotatividade no poder nas províncias, bem como da situação de escassez no que se refere à transferência de recursos econômicos, por parte da Corte, às províncias.
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