Artigo Acesso aberto Produção Nacional

DESAFIOS NA LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: IDENTIFICAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO

2024; Arche Scientific and Editorial Consultancy; Volume: 10; Issue: 6 Linguagem: Português

10.51891/rease.v10i6.14359

ISSN

2675-3375

Autores

Israel Coutinho Terra, Caroline Mércia Resende Andrade, Karine Leão, Lorena Marina de Paula, Gleides Ander Nonato,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Grande parte dos alunos do ensino médio apresentam dificuldades de leitura e escrita, facilmente identificáveis durante as aulas de redação para o ENEM. Nesse sentido, fomos motivados a explorar esse tema, para que identificássemos as causas dessas dificuldades e as estratégias de intervenção para atenuar o problema. Fizemos uma pesquisa bibliográfica ampla na seleção de teorias, dentre as quais destacamos os seguintes autores: SOARES (1986; 2009), FREIRE (1970; 1982) e LIBÂNEO (1990). Ficou claro que é necessário considerar todo o contexto sociocultural em que o aluno está inserido, para que a prática pedagógica do ensino da leitura e escrita não se afaste da realidade do discente. Esse estudo, afinal, demonstrou que o problema da dificuldade de leitura e escrita do aluno do ensino médio é eminente e requer atenção de todos envolvidos no processo, em especial os educadores, e que estratégias de intervenção devem ser identificadas e aplicadas em sala de aula.

Referência(s)