
Metodologia focada na ordem de reação química a partir de uma problemática de desenvolvimento de habilidades e competências discentes e docentes
2024; Volume: 26; Issue: 1 Linguagem: Português
10.23925/1983-3156.2024v26i1p691-725
ISSN1983-3156
AutoresJosé Pinheiro da Costa Júnior, Saul Rodrigo da Costa Barreto, Deusarino Oliveira Almeida Júnior,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoEste trabalho apresenta uma proposta de investigação-ação da prática docente seguindo uma metodologia de pesquisa qualitativa documental e aplicando a Teoria Antropológica do Didático e a teoria de aprendizagem significativa à Cinética Química, currículo presente no Ensino Médio brasileiro. Nesse âmbito de prática, desenvolver uma metodologia facilitadora de cálculo de ordens de reação elevando os protagonismos dos participantes nos gerou questões a serem respondidas: qual o impacto de uma metodologia focada na ordem de reação química a partir de uma problemática cujo intuito é desenvolver habilidades e competências que proporcionam a formação de docentes e discentes provocando uma mudança de postura ante as problemáticas socioambientais? Foram identificadas muitas supressões no saber sábio e poucas criações didáticas inerentes à experimentação e ao processo de modelagem matemática nas literaturas pesquisadas. Porém, neste trabalho, foi respeitado o tempo de ensino em relação ao conteúdo e ao tempo de aprendizagem dos aprendizes, sendo que a estratégia se mostrou eficaz nos âmbitos significativos, de transposição e da praxeologia adotada.
Referência(s)