Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O uso do Jogo Qi-Memo como estratégia para a aprendizagem da Tabela Periódica

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português

10.36661/2595-4520.2024v7n1.13834

ISSN

2595-4520

Autores

Bruno Porto, Dainer Marçal Dias, Vanessa Battestin,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

A tabela periódica desempenha um papel fundamental no conhecimento das características individuais e coletivas dos elementos químicos, sendo essencial para a compreensão de conceitos avançados na disciplina de química no ensino médio. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento e aplicação de um jogo digital destinado ao ensino dos conceitos da tabela periódica, direcionado a cinquenta alunos do ensino médio. A metodologia empregada incluiu a utilização de um questionário diagnóstico e avaliações pré e pós-jogo para mensurar a motivação e o progresso da aprendizagem. Os resultados obtidos indicaram uma melhora significativa, tanto na motivação, quanto no desempenho dos estudantes.

Referência(s)
Altmetric
PlumX