Artigo Acesso aberto

tabela periódica dos elementos químicos

2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.48075/rebecem.2023.v.7.n.2.28785

ISSN

2594-9179

Autores

Deividi Márcio Marques, Iago Ferreira Espir,

Tópico(s)

History and advancements in chemistry

Resumo

O artigo tem como objetivo a apresentação e a discussão de uma proposta didática cujo foco foi a incorporação de fatos históricos sobre as ideias de classificação dos elementos químicos que ocorreram ao longo dos séculos XIX e XX. A proposta foi elaborada para o desenvolvimento em turmas do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de um município mineiro. No entanto, com as restrições sociais impostas pela pandemia do SARS-COV-2, a proposta teve que ser reelaborada de modo a atender as recomendações sanitárias e as propostas impostas de ensino e aprendizagem da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. Os resultados apontam que os estudantes elaboraram diferentes estratégias, usando determinadas características fornecidas, para classificar 18 dos elementos químicos conhecidos. Além dos resultados que apresentamos neste artigo destacamos as mudanças, as dificuldades e as possibilidades do trabalho docente frente ao ensino remoto concomitante às políticas públicas educacionais do Estado de Minas Gerais.

Referência(s)