Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID 19

2024; Faculdade Novo Milênio; Volume: 17; Issue: 6 Linguagem: Português

10.54751/revistafoco.v17n6-042

ISSN

1981-223X

Autores

Leila Vilela de Almeida Teles, Jane Alves de Souza, Glaudes Braz Faria, Suely Pereira Barbosa, Ceila Maria Barbosa Goulart, Nilson do Carmo Barbosa, Edite da Costa Barbosa Lopes, Skarlatty Santa Alves da Silva, Maria Auxiliadora Arbués de Andrade, Fabiana Cristina Roseno de Moraes,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

A Pandemia do Covid 19 acarretou uma desordem não só na falta de estrutura sanitária, mas também humana e social, gerando incertezas, duvidas e medo daquilo que poderia vir, e veio com milhões de mortes, de desemprego e fome. Diante disso, a pesquisa visa discutir os principais desafios da pandemia na aprendizagem dos alunos com transtorno do espectro autista (TEA). Desta forma, o problema da pesquisa se definiu: De que forma a pandemia da Covid impactou a aprendizagem dos alunos com Transtorno do Espectro Autista? Os desafios ou impactos da pandemia no processo de inclusão dos alunos autistas foram variados, indo desde a dificuldade no ensino remoto, ou por não ter acesso à internet, por não possuírem equipamentos tecnológicos, até a dificuldade de saber lidar o comportamento dos alunos autistas, como agressividade, a impulsividade, o isolamento social, a dificuldade linguística em estabelecer uma conversa sequencial, o aumento da ansiedade, do estresse, do controle emocional. São fatores que predicaram a inclusão e o processo de aprendizagem desses alunos. Para compreensão deste artigo, utilizou uma pesquisa bibliográfica, dando assim, maior entendimento e clareza acerca do fenômeno estudado.

Referência(s)
Altmetric
PlumX