Estudo de caso de instrumentação geotécnica das escavações com tuneladora TBM na expansão da linha 2 verde do metrô de São Paulo
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 6 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n6-087
ISSN1983-0882
AutoresAna Paula do Carmo Santos, Matheus Ciccacio Nogueira,
Tópico(s)Geotechnical and construction materials studies
ResumoEste estudo propõe uma análise comparativa entre os recalques previstos e observados durante as escavações para a expansão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, no trecho entre a futura estação Vila Formosa e VSE Coxim, cujas escavações foram finalizadas em abril de 2024. Dada a complexidade da execução de obras subterrâneas em áreas urbanas, a instrumentação geotécnica desempenha um papel fundamental no monitoramento contínuo das condições do solo e das estruturas circundantes durante as escavações com a máquina tuneladora (TBM), conhecida como "tatuzão", sendo indispensável para prevenir riscos e garantir a integridade das obras. A metodologia adotada envolveu a análise dos dados obtidos por meio de marcos superficiais e tassômetros instalados em seções transversais ao túnel, para medição dos deslocamentos verticais. Os resultados indicaram uma conformidade das movimentações com as previsões realizadas em projeto, com recalques observados durante a passagem da tuneladora sob as seções de instrumentação e subsequente estabilização após o grouteamento dos anéis instalados. Conclui-se que o projeto de instrumentação foi bem executado, com os recalques observados mantendo-se abaixo dos valores projetados, demonstrando a eficácia dos métodos de monitoramento empregados. Tal eficiência reflete a expertise e a qualidade técnica da Companhia do Metropolitano de São Paulo na execução de suas obras.
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