Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Mosaico de textos: práticas de ensino de português e literatura através do aplicativo twine- cooperação entre Brasil e Portugal

2024; Linguagem: Português

10.25189/rabralin.v23i2.2188

ISSN

0102-7158

Autores

Carla Luciane Klôs Schöninger, Sílvia Araújo,

Tópico(s)

Digital Communication and Language

Resumo

O ensino de língua portuguesa e literatura está alicerçado nas práticas de letramento, que envolvem a criação de significados construídos socialmente, historicamente e culturalmente. Aliado a isso, tem-se o uso de novas tecnologias, contando com textos eletrônicos, processamento de textos, hipertexto e multimídia. Por meio do projeto de pesquisa “Mosaico de textos: Letramento Literário no ensino de Língua Portuguesa e de Línguas Estrangeiras”, do Instituto Federal Farroupilha, campus Panambi, institui-se parceria com a Universidade do Minho, de Portugal. Pensando nas necessidades e interesses dos alunos de ambas as instituições desenvolveram-se práticas voltadas à criação de ficção interativa, para tal foi utilizado o aplicativo Twine. A experiência apresentou resultados interessantes e significativos que partiram da recepção textual e desencadearam na produção textual de narrativas de livre acesso e que permitem ao leitor tomar decisões e fazer escolhas no desenvolvimento e no desfecho narrativo.

Referência(s)
Altmetric
PlumX