Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Educational intervention on first aid for kindergarten teachers: quasi-experimental study

2023; Programa de Pós-Graduação Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.26694/reufpi.v12i1.4078

ISSN

2238-7234

Autores

Marina Maquel Pacheco da Silva, I.C. Silva, Mateus de Moura Holanda, Luí­sa Helena de Oliveira Lima, Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Carvalho, Joselany Áfio Caetano, Francisco Gilberto Fernandes Pereira,

Tópico(s)

Early Childhood Education and Development

Resumo

Objetivo: Testar uma intervenção educativa para professores de creche sobre primeiros socorros, quanto aos desfechos de conhecimento e habilidade. Métodos: Estudo quase-experimental do tipo antes e depois, realizado em dez creches municipais públicas no Piauí, no período de setembro a outubro de 2019. A amostra foi composta de 36 professores e a coleta de dados foi realizada em três etapas: pré-teste acerca do conhecimento e habilidades em primeiros socorros; aplicação de atividade educativa teórico-prática; e pós-teste. Os dados foram analisados a partir do teste de Wilcoxon. Resultados: 97,2% são do sexo feminino, a média de idade é de 41,47 (± 9,48) anos, 86,1% são apenas graduados e 13,9% têm pós-graduação. Ademais, 97,2% não realizaram curso de primeiros socorros e 58,3% já haviam presenciado alguma necessidade desse tipo de atendimento. Os participantes apresentaram aumento do conhecimento após a intervenção nos seguintes itens: acionamento de socorro (p=0,000); detecção e conduta na parada cardiorrespiratória (p=0,000; p=0,002); e conduta em hemorragias (p=0,001). A habilidade técnica dos profissionais apresentou aumento em todos os passos do atendimento em vítimas de parada cardiorrespiratória com p<0,05 na totalidade de itens avaliados. Conclusão: Após a intervenção, observou-se aumento do conhecimento e habilidade dos professores sobre situações de primeiros socorros.

Referência(s)
Altmetric
PlumX