Educational intervention on first aid for kindergarten teachers: quasi-experimental study
2023; Programa de Pós-Graduação Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.26694/reufpi.v12i1.4078
ISSN2238-7234
AutoresMarina Maquel Pacheco da Silva, I.C. Silva, Mateus de Moura Holanda, Luísa Helena de Oliveira Lima, Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Carvalho, Joselany Áfio Caetano, Francisco Gilberto Fernandes Pereira,
Tópico(s)Early Childhood Education and Development
ResumoObjetivo: Testar uma intervenção educativa para professores de creche sobre primeiros socorros, quanto aos desfechos de conhecimento e habilidade. Métodos: Estudo quase-experimental do tipo antes e depois, realizado em dez creches municipais públicas no Piauí, no período de setembro a outubro de 2019. A amostra foi composta de 36 professores e a coleta de dados foi realizada em três etapas: pré-teste acerca do conhecimento e habilidades em primeiros socorros; aplicação de atividade educativa teórico-prática; e pós-teste. Os dados foram analisados a partir do teste de Wilcoxon. Resultados: 97,2% são do sexo feminino, a média de idade é de 41,47 (± 9,48) anos, 86,1% são apenas graduados e 13,9% têm pós-graduação. Ademais, 97,2% não realizaram curso de primeiros socorros e 58,3% já haviam presenciado alguma necessidade desse tipo de atendimento. Os participantes apresentaram aumento do conhecimento após a intervenção nos seguintes itens: acionamento de socorro (p=0,000); detecção e conduta na parada cardiorrespiratória (p=0,000; p=0,002); e conduta em hemorragias (p=0,001). A habilidade técnica dos profissionais apresentou aumento em todos os passos do atendimento em vítimas de parada cardiorrespiratória com p<0,05 na totalidade de itens avaliados. Conclusão: Após a intervenção, observou-se aumento do conhecimento e habilidade dos professores sobre situações de primeiros socorros.
Referência(s)