Artigo Acesso aberto

A educação linguística crítica e metodologias ativas: promovendo experiências de aprendizagem na aula de Português

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 6 Linguagem: Português

10.55905/cuadv16n6-061

ISSN

1989-4155

Autores

Daniela Paula de Lima Nunes Malta, Bruno Henrique Fernandes da Silva, Francielle Rodrigues Costa Emiliano, Karine do Nascimento Araújo, K V S Vale, Melissa Cordeiro Pereira, Saulo Roger Cavalcante Saraiva, Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Tharik de Souza Fermin,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este estudo investigou como as práticas pedagógicas no ensino de português poderiam ser aprimoradas através da combinação de educação linguística crítica e metodologias ativas. O objetivo geral foi analisar a interseção entre essas abordagens, identificando práticas pedagógicas que promovessem experiências de aprendizagem significativas e contribuíssem para a formação de alunos críticos e reflexivos. Utilizou-se a metodologia de revisão bibliográfica, baseada em fontes acadêmicas e científicas relevantes, para coletar e analisar dados sobre o tema. Os resultados indicaram que a integração das metodologias ativas, como a sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em projetos, com a educação linguística crítica, proporcionou um ambiente de aprendizagem dinâmico e envolvente. Além disso, a utilização de tecnologias digitais facilitou a aplicação dessas práticas, aumentando a interação e a colaboração entre os alunos. As considerações finais destacaram que, embora a implementação dessas abordagens enfrente desafios, como a resistência inicial e a necessidade de infraestrutura, elas têm potencial para transformar o ensino de português, tornando-o relevante e conectado às necessidades contemporâneas dos alunos. A pesquisa sugere que estudos futuros são necessários para aprofundar as conclusões e explorar a aplicação dessas metodologias em diferentes contextos educacionais.

Referência(s)