Mangás, animes e ciência: os Cavaleiros do Zodíaco e suas potencialidades para o ensino de ciências da natureza e matemática

2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 6 Linguagem: Português

10.54033/cadpedv21n6-103

ISSN

1983-0882

Autores

Gerlany de Fátima dos Santos Pereira, Antonio Marcos de Jesus de Souza Pereira, Carlos Eduardo de Moura Luz, Fábio José Souza Costa, Íris Costa Da Silva, Gerson Anderson de Carvalho Lopes,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Os animês e mangás têm-se evidenciado como potentes ferramentas de ensino para professores de Ciências da Natureza e Matemática, visto que, podem levar os alunos a compreenderem conteúdos considerados abstratos e difíceis fazendo-os gostarem e se interessarem ainda mais pelo aprendizado. Nesse sentido, o presente estudo, teve por objetivo geral investigar o potencial da utilização da série de Animes e Mangás Saint Seiya – Os Cavaleiros do Zodíaco pelo professor da Educação Básica no ensino de Ciências Naturais e Matemática. E como objetivos específicos: 1) averiguar na literatura das áreas de ensino de Ciências e Matemática, produções relativas à utilização de Animes e Mangás para o ensino das respectivas áreas; 2) identificar nos poderes ou nas técnicas dos Cavaleiros de Ouro da série de Animes e Mangás Saint Seiya – Os Cavaleiros do Zodíaco, conceitos relativos às Ciências e Matemática que podem ser utilizados na Educação Básica e 3) discutir os conceitos identificados nos poderes ou nas técnicas dos Cavaleiros de Ouro, a partir da literatura vigente. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, nos termos de Minayo (2008), na qual foram selecionados para sua realização, os poderes ou técnicas de combate dos Cavaleiros de Ouro da série de Animes e Mangás Saint Seiya, para serem teorizadas e discutidas à luz dos conhecimentos científicos, levando em consideração fenômenos físicos, químicos e biológicos. Os resultados evidenciaram o imenso potencial da utilização dos Animes e Mangás pelo professor da Educação Básica no ensino de Ciências da Natureza e de Matemática. Ponderamos que há muito o que ser explorado e discutido quando se utilizam ferramentas metodológicas que chamem a atenção do aluno, sendo estas, capazes de promover uma aprendizagem significativa.

Referência(s)
Altmetric
PlumX