Formação de professores e educação mediada pelas tecnologias
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 6 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n6-102
ISSN1983-0882
AutoresSilvana Maria Aparecida Viana Santos, Verinha Alderina Leite, Antonia Girlandia Barbosa Lemos, Antonio Marcos Justino Matias, Carlos Serpa, José Cleudo Matos Cardoso, Maria Deusijane Borges de Oliveira Felipe, Renata Sorah de Sousa e Silva, Saulo Roger Cavalcante Saraiva,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoO estudo investigou como a formação de professores mediada por tecnologias pode ser estruturada para superar barreiras e maximizar os benefícios para o ensino e a aprendizagem. O objetivo geral foi analisar as práticas de formação de professores mediadas por tecnologias, identificando desafios e oportunidades. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica qualitativa, utilizando fontes acadêmicas relevantes para a coleta de dados. Os resultados revelaram que metodologias ativas, como a sala de aula invertida, a aprendizagem baseada em projetos e a gamificação, promovem um ensino dinâmico e centrado no aluno. Programas de formação continuada mostraram-se essenciais para atualizar os docentes e integrar novas ferramentas pedagógicas. Tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, a realidade virtual e a realidade aumentada, apresentaram potencial significativo para transformar a formação docente. No entanto, desafios como barreiras tecnológicas, resistência à mudança e falta de infraestrutura foram identificados como obstáculos. As considerações finais destacaram a importância de uma abordagem integrada, combinando aspectos teóricos, práticos e políticos, e sugeriram a necessidade de estudos sobre o impacto das tecnologias na prática docente e na aprendizagem dos alunos.
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