
O bem-estar espiritual e a qualidade de vida de estudantes de Medicina de uma Universidade Federal durante a pandemia da Covid-19
2024; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 13; Issue: 6 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v13i6.46019
ISSN2525-3409
AutoresAndressa Pitanga Serafim da Silva, Beatriz Joia Tabai, Marcos Túlio Pereira Carvalho, Tâmaro Chagas Mendes, Thiago Lorentz Pinto,
Tópico(s)Occupational Health and Burnout
ResumoObjetivo: Correlacionar espiritualidade/religiosidade e qualidade de vida dentro do ambiente universitário de uma escola médica brasileira. Metodologia: Estudo transversal e observacional com 176 estudantes do curso de medicina da Faculdade de Medicina do Mucuri da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em 2020. Os instrumentos de coleta de dados foram: um questionário para dados sociodemográficos; a Escala de Bem-Estar Espiritual (EBE) para avaliar o bem-estar espiritual, religioso e existencial; e a World Health Organization Quality of Life-bref (WHOQOL-bref) para avaliar a qualidade de vida dos estudantes. Os dados foram analisados de acordo com estatística descritiva, Alfa de Cronbach, teste de Mann-Whitney, teste Kruskal-Wallis e correlação de Spearman. Resultados: Os estudantes possuíram moderado bem-estar espiritual e existencial e alto bem-estar religioso. A avaliação da qualidade de vida mostrou satisfação nos domínios psicológico e ambiental e muita satisfação nos domínios físico, social e geral. Conclusão: No curso de medicina os estudantes encontram situações desafiadoras que os moldam para o futuro, porém todos carregam seu conjunto de crenças, significados da vida e certezas e isso afeta sua qualidade de vida e bem-estar espiritual. O período de pandemia é um fator de importante interferência nos dados deste estudo.
Referência(s)