BÊNÇÃO DO SAMBA
2023; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 11; Issue: 24 Linguagem: Português
10.26512/pl.v11i24.46126
ISSN2238-7692
Autores Tópico(s)Arts and Performance Studies
Resumo: A partir das concepções de Theodor Adorno sobre a relação entre música e sociedade, sobretudo, as concepções acerca do método da sociologia da música – cujo conceito de mediação é central – propõe-se analisar duas canções de Vinicius de Moraes e de Baden Powell: o “Samba da Benção” (1967) e o “Canto de Xangô” (1966). Nesse sentido, é necessário mostrar como Adorno compreende as relações entre música e sociedade, para em seguida demonstrar a metodologia da sociologia da música propriamente dita, segundo as concepções desse autor. Feito isso, é possível expor a estandardização adorniana e em que medida ela abarca a canção brasileira. Por fim, analisaremos essas canções a partir de suas formalizações estéticas, incorporando elementos das culturas afro-brasileiras, a partir dos textos sobre a gramática dos tambores e as culturas de síncope, tais como são entendidas pelos mestres Luiz Antonio Simas e Luiz Rufino.
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