ABRA A FELICIDADE
2022; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 10; Issue: 21 Linguagem: Português
10.26512/pl.v10i21.38662
ISSN2238-7692
Autores Tópico(s)Social and Economic Solidarity
ResumoO presente ensaio visa traçar o histórico da transnacional Coca-Cola e sua crescente consolidação dentro do desenvolvimento do capitalismo, analisando as estratégias de marketing feitas pelas propagandas da marca e evidenciando a forma como esta propicia um ideário em volta de seu produto. É possível perceber como o papel da propaganda foi essencial para a construção da imagem da Coca-Cola, pois apesar dos escândalos ambientais, empreitadas contra o setor de saúde pública e manipulação de artigos científicos que pudessem prejudicá-la, a marca continua sendo uma das mais valiosas do mercado mundial e uma das mais consumidas. Para explicarmos tal fenômeno, abordamos o conceito de capitalismo artista de Lipovetsky e Serroy (2005) e a libertação pelo consumo apontado por Boltanski e Chiapello (2009), clarificando que o real produto vendido pela Coca-Cola vai além de um simples refrigerante.
Referência(s)