
High School and Professional Education in the 21st century
2024; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 1; Issue: 24 Linguagem: Português
10.15628/rbept.2024.17187
ISSN2447-1801
Autores Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoNeste artigo expomos momentos da política pública de ensino médio e educação profissional nos quais entendemos ter havido avanços. Enfatizamos o período de 2003 a 2004 devido à construção política na lógica democrática, no contexto da primeira vitória de Luís Inácio Lula da Silva à Presidência da República, quando se levou para o interior do Estado estrito senso o acúmulo teórico-prático em defesa da escola pública, gratuita, laica e de qualidade social. Em seguida, discutimos momentos de regressão, quando se retoma a determinação pelo capital de forma tensa e na lógica da exceção. Finalizamos perguntando sobre qual pode ser o movimento possível das contradições atualmente e que perspectivas estão sendo assumidas para a educação da classe trabalhadora.
Referência(s)