Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Arte, corpo e humanidades na formação do profissional em saúde

2024; Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Volume: 22; Linguagem: Português

10.1590/1981-7746-ojs2723

ISSN

1981-7746

Autores

Lísia Marcilio Rabelo, Paulo César Alves, Dante Marcello Claramonte Gallian,

Tópico(s)

Palliative and Oncologic Care

Resumo

Resumo O presente artigo teve por objetivo principal explicitar os fundamentos teórico-metodológicos de uma experiência pedagógica realizada na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, no campo das ‘humanidades médicas’. Trata-se da disciplina ‘Arte e saúde’, ministrada desde 2016, na qual se procurou desenvolver uma estratégia de ensino que explicita e discute, na prática médica, questões relacionadas a corporeidade, gênero e cuidado à saúde. Nessa perspectiva, procurou-se explorar a potencialidade transgressora da arte como uma forma de problematizar um conjunto de pressupostos, princípios e valores subjacentes às relações sociais que, usualmente, são estabelecidas nos encontros entre terapeutas e pacientes. Neste artigo, discutimos apenas sobre um módulo dessa disciplina: aquele em que usamos exemplos de performances artísticas para refletir a dimensão corporal da experiência humana (corporeidade) e o mundo da vida cotidiana.

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