Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O uso do Teodolito Caseiro por alunos do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Araguanã – TO

2024; Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Volume: 29; Issue: 83 Linguagem: Português

10.37001/emr.v29i83.3576

ISSN

2317-904X

Autores

Geomax Lopes de Brito, Ricardo Sousa Santos, Sinval de Oliveira,

Tópico(s)

Growth and nutrition in plants

Resumo

O contexto deste estudo é a sala de aula e o entrecruzamento de aspectos da formação inicial de professores que ensinam matemática e a prática docente no estágio supervisionado. A pergunta diretriz foi expressa como: em que perspectivas o teodolito caseiro contribui com a aprendizagem de razões trigonométricas no triângulo retângulo? A abordagem metodológica é de natureza qualitativa, pois delimita o contexto de uma turma do segundo ano do ensino médio para o desenvolvimento de atividades vinculadas a um projeto de atuação docente. Os dados foram produzidos por meio de notas de observação em um caderno de campo, assim como o registro de imagens fotográficas de forma complementar. Os resultados apontam para a participação ativa dos alunos; os teodolitos caseiros utilizados cumpriram a função de Material Didático Manipulável (MDL), em dupla acepção, ao passo que permitiram aos alunos realizarem inferências e descobertas, também se mostram geradores de questionamentos para a mediação do professor.

Referência(s)