Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Salvador - BA on screen: the tourist imaginary in 21st century films

2023; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.26512/rev.cenario.v11i1.49276

ISSN

2318-8561

Autores

Iury Bezerra Pereira, Michel Jairo Vieira da Silva, Adriana Melo Santos, Ricardo Lanzarini,

Tópico(s)

Media, Gender, and Advertising

Resumo

A construção imagética de um destino turístico pode ser influenciada pelo cinema, que possui a capacidade de criar motivações turísticas por meio da captação de imagens. Este estudo busca interpretar a produção do imaginário turístico de Salvador - BA por meio de análise de filmes do século XXI. A pesquisa, de caráter exploratório e descritivo, analisa cinco filmes (Cidade Baixa, Ó Paí, Ó, Trampolim do Forte, Guerra de Algodão e Carnaval) para observar a construção dessa imagem e imaginário da cidade. Os resultados indicam que a construção do imaginário de Salvador trabalhou com estereótipos já conhecidos, como o Pelourinho, o carnaval e as baianas vendendo iguarias. Elementos secundários, como as praias e as edificações, também são abordados, mas em menor grau. Esses elementos contribuem para a expectativa turística dos espectadores e endossam o imaginário turístico da cidade.

Referência(s)