Salvador - BA on screen: the tourist imaginary in 21st century films
2023; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.26512/rev.cenario.v11i1.49276
ISSN2318-8561
AutoresIury Bezerra Pereira, Michel Jairo Vieira da Silva, Adriana Melo Santos, Ricardo Lanzarini,
Tópico(s)Media, Gender, and Advertising
ResumoA construção imagética de um destino turístico pode ser influenciada pelo cinema, que possui a capacidade de criar motivações turísticas por meio da captação de imagens. Este estudo busca interpretar a produção do imaginário turístico de Salvador - BA por meio de análise de filmes do século XXI. A pesquisa, de caráter exploratório e descritivo, analisa cinco filmes (Cidade Baixa, Ó Paí, Ó, Trampolim do Forte, Guerra de Algodão e Carnaval) para observar a construção dessa imagem e imaginário da cidade. Os resultados indicam que a construção do imaginário de Salvador trabalhou com estereótipos já conhecidos, como o Pelourinho, o carnaval e as baianas vendendo iguarias. Elementos secundários, como as praias e as edificações, também são abordados, mas em menor grau. Esses elementos contribuem para a expectativa turística dos espectadores e endossam o imaginário turístico da cidade.
Referência(s)