Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Branding de Bases Comunitarias

2022; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português

10.26512/revcenario.v10i1.43571

ISSN

2318-8561

Autores

Maria de Fátima Braga, Lissa Valéria Fernandes Ferreira, José William de Queiroz Barbosa,

Tópico(s)

Global Trade and Competitiveness

Resumo

O presente estudo tem como objetivo compreender a relação de apego ao lugar existente do residente comunitário com a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão-RN (RDSEPT), com o propósito da criação de uma marca turística. A criação da RDSEPT em 2003 se deu pela força e pela insistência de seus residentes, muito mais do que pela ação do poder público. Quanto à metodologia, a pesquisa foi caracterizada como descritivo-exploratória, com abordagem qualitativa usando-se análise bibliográfica e documental. Os dados, analisados através da análise de conteúdo, revelaram um alto índice de apego dos atores locais às comunidades onde residem, norteando futuros estudos por parte do poder público para que a marca do destino possa ser criada, uma vez que para o sucesso do Place Branding de um destino é necessário que os atores locais tenham identidade, fazendo do mesmo um local autêntico.

Referência(s)