
Esgarçando as calças: sucessão e movimento do objeto estético em (e em torno de ) <i>A pintura dos Van Valde ou O mundo e as calça</i>s (1946)
2024; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 30; Issue: 39 Linguagem: Português
10.11606/issn.2237-1184.v0i39p56-77
ISSN2237-1184
Autores Tópico(s)Art, Politics, and Modernism
ResumoA crescente publicação dos materiais chamados de grey canon beckettiano —textos compostos pela correspondência, diários, manuscritos, cadernos de anotações de leituras e esquemáticas de direções teatrais — tem fornecido um vasto campo de estudos para a análise das concepções estéticas de Samuel Beckett. Com isso, noções canônicas relativas à progressão de suas reflexões, assim com sua relação com a elaboração de suas obras literárias, têm sido reformuladas, postas em xeque ou rearranjadas. O presente artigo busca contribuir para esse esforço ao colocar em evidência o percurso sinuoso de ideias como a da mobilidade, da mudança e da sucessão ao longo dos escritos estéticos beckettianos das décadas de 1930 e 1940, tendo como foco o lugar singular que elas ocupam no ensaio “A pintura dos Van Velde ou o mundo e as calças” (1946).
Referência(s)