
A MULHER EM MANCHETE: uma análise dialógica de enunciados sobre feminicídio na mídia digital brasileira
2024; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português
10.26843/dp.v19i1.3797
ISSN2177-9856
AutoresMarina Célia Mendonça, Maria Clara Romanini Alves,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEsse artigo, que é parte da pesquisa realizada para o trabalho de conclusão de curso da autora, objetiva investigar o discurso sobre a mulher a partir de quatro manchetes que abordam o feminicídio e foram publicadas em mídias digitais brasileiras. O arcabouço teórico-metodológico se centra na perspectiva da análise dialógica do discurso e mobiliza as noções de enunciado concreto, signo ideológico, gênero, arquitetônica e esfera. Através desses conceitos e da análise pretende-se observar a produção de sentidos sobre a mulher nesses enunciados, com o intuito de observar valores ideológicos que refratam a realidade sócio-histórica nesse discurso. A pesquisa é constituída pela metodologia qualitativa, interpretativa e marcada pelo cotejo. Dado o caráter teórico no qual a pesquisa se determina, entende-se que o aspecto da verbo-visualidade como algo relevante para a descrição, análise e interpretação dos enunciados, já que a imagem compõe discursivamente a esfera na qual se inserem as manchetes, produzindo, assim, sentidos em conjunto com o discurso verbal. Observamos que ao noticiar o feminicídio em manchetes, a figura do responsável pelo crime foi ocultada através de escolhas lexicais e sintáticas que refletem um projeto de dizer orientado por concepções que compõe a sociedade na qual estamos inseridos, no caso, concepções estruturadas a partir da ordem patriarcal.
Referência(s)