Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O RODOVIARISMO NA ENGRENAGEM POLÍTICA DA DEMOCRATIZAÇÃO (1945-1956)

2024; Centro de Estudos de Cultura Contemporânea, CEDEC; Issue: 121 Linguagem: Português

10.1590/0102-001040dm/121

ISSN

1807-0175

Autores

Daniel Monteiro Huertas,

Tópico(s)

Brazilian History and Foreign Policy

Resumo

Resumo: O objetivo deste artigo é analisar como o rodoviarismo tornou-se um elemento nevrálgico no conjunto da política brasileira na primeira parte do chamado período de democratização, entre a queda do Estado Novo, em outubro de 1945, e o término do governo provisório de Nereu Ramos, em 1956. Ancorado na teoria de Nunes ( 1997 ) das novas gramáticas políticas nas relações entre Estado e sociedade a partir do Estado Novo (1937-1945) e em farta pesquisa empírica, procura-se demonstrar que a força política adquirida pelos agentes do rodoviarismo dependeu, em última instância, do papel assumido pelo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), que a todo custo buscou manter um grau substancial de “insulamento burocrático” diante da conturbada conjuntura política da época.

Referência(s)