
UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE A ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL: DESAFIOS E (IM) POSSIBILIDADES
2024; Volume: 16; Issue: 42 Linguagem: Português
10.18316/rcd.v16i42.11531
ISSN2237-8049
AutoresAndréa Villela Mafra da Silva, Áurea Cristina Ramos de Novaes,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoNo Brasil, a experiência da Escola Municipal Tia Ciata (ETC), dos anos de 1980, que atendia a jovens, considerados analfabetos, vivendo em situação de rua ou nas favelas da cidade do Rio de Janeiro é o ponto de entrada para analisar os desafios e as im(possibilidades) em torno da organização curricular da escola pública. A intenção é descrever alguns elementos das práticas emancipatórias da ETC e o quanto daquela dinâmica se torna imprescindível em todos os espaços pedagógicos, em tempos pós pandêmicos. Buscamos compreender se a relação da instituição escola, no Brasil, com a questão da vulnerabilidade social, acrescida pela cruel realidade exposta pela pandemia do Coronavírus, traz imensos confrontos com posições divergentes. Metodologicamente, recorremos à análise documental e bibliográfica. Assumindo como referência esta experiência da ETC, concluímos que as perspectivas curriculares pressupõem uma educação democrática, em uma visão de mundo que respeite o perfil da pessoa para quem se pensa o currículo. É, pois, uma tarefa imprescindível fazer do conhecimento escolar uma dimensão emancipatória.
Referência(s)