Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Elo-cu-braciones biofilosóficas sobre las clases de anatomía humana

2024; Linguagem: Português

10.46667/renbio.v17i1.1214

ISSN

2763-8898

Autores

Gabriel Ribeiro, Pablo Enrique Abraham Zunino,

Tópico(s)

Medicine and Dermatology Studies History

Resumo

Neste ensaio mapeamos alguns ditos, e possíveis não-ditos em aulas de Anatomia Humana, utilizando como pontos de ancoragem para esta discussão (in)certas estruturas que compõem os corpos humanos. As análises foram desenvolvidas à luz do pensamento de Paul Beatriz Preciado, sobretudo na obra intitulada Manifesto Contrassexual (2014). Nesse percurso teórico, por intermédio das seções “Entre Digerir e Gozar” e “Por que a mão não é considerada um órgão sexual?”, foram apontadas linhas de fuga para a operacionalização de outras práticas pedagógicas, mais sensíveis, acolhedoras e problematizadoras, no ensino desse componente curricular.

Referência(s)