
OS PROFESSORES VÃO AO CINEMA
2024; Volume: 59; Issue: 59 Linguagem: Português
10.19179/rdf.v59i59.1367
ISSN2319-0868
Autores Tópico(s)Cinema History and Criticism
ResumoEste artigo revisa algumas (in)conclusões obtidas de uma pesquisa de mestrado cujoobjetivo foi analisar a constituição da identidade docente em narrativas audiovisuais a partir da obrafílmica Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001). Com aporte dos estudos da Cultura Visual(Hernández, 2011, 2010, 2007, 2005;), da Cultura Midiática (Pillar, 2013;) e das identidades docentes(Ferreira, 2002; Garcia, Hypólito, Vieira, 2005) este trabalho analisa o discurso de professores daeducação básica em um contexto de partilha de si junto a um grupo focal em que as docênciasfílmicas da obra Harry Potter e a Pedra Filosofal foram discutidas. Como método de análise, esteestudo se vale da A/r/tografia (DIAS, 2013), uma abordagem que prevê a pesquisa como ação, comoprática viva, contemplando a possibilidade de um mesmo sujeito absorver identidades e processospróprios do ser professor, do ser pesquisador e do ser artista. Não foram analisados como seconstituíam esses professores enquanto docentes a partir da obra Harry Potter, mas sim o que essesprofessores falavam a partir dela. Através de um convívio que é provocado por uma experiênciacomum, surgiram manifestações singulares que são revisitadas na trama deste trabalho.
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