
A construção de uma ação intergeracional na escola
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 23; Issue: 1 Linguagem: Português
10.14393/ree-v23n12024-71080
ISSN1982-7687
AutoresJanaína Maria Oliveira Lima, Cleiton Henrique dos Reis, Michaela Camargo, Lucélia Justino Borges,
Tópico(s)Health, Education, and Aging
ResumoO presente relato origina-se da ação intergeracional intitulada Envelhecimento na sociedade e nos esportes, desenvolvida e aplicada em uma escola da rede pública de ensino do município de Curitiba, no ano de 2022. A intervenção objetivou a ampliação das perspectivas das crianças em relação ao envelhecimento, bem como o contato intergeracional entre crianças, adultos e pessoas idosas. O principal desafio encontrado estava relacionado ao tempo para desenvolvimento das atividades planejadas. Como potencialidades, destacam-se a relação escola-universidade como espaço de docência e ensino-aprendizagem, o envolvimento das crianças, (re)pensar estereótipos, a troca entre gerações e a representatividade, de modo que a possibilidade de estabelecer e promover vínculos intergeracionais foi semeada pela extensão universitária em conjunto com o ensino básico brasileiro. A proposta da intervenção configurou-se na possibilidade da quebra de paradigmas e estereótipos entre as diferentes gerações, assim como a ação intergeracional na escola provou ser uma excelente e potente ação de ensino-aprendizado gerontológico.
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