Artigo Acesso aberto Revisado por pares

liberdade na sociedade do conhecimento

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 23; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14393/ree-v23n12024-68115

ISSN

1982-7687

Autores

Tiago Dziekaniak Figueiredo, Maria de Fátima Baldez Rodrigues,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

O relato apresenta as atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto “A liberdade na sociedade do conhecimento: qual o meu lugar?”, contemplado na Chamada CNPQ/MCTI/FNDCT n. 05/2022 – SNCT 2022 – Linha B. A ação, vinculada ao Grupo de Pesquisa Tangram, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), visava à realização de atividades pedagógicas envolvendo comunidades escolares de três cidades do extremo sul do Brasil. Alguns participantes fizeram passeios de vagonetas pelos Molhes da Barra de Rio Grande, outros conheceram o Complexo de Museus da FURG, e todos participaram de visitas guiadas ao campus Carreiros da FURG. Em todas as atividades eram propostas intervenções para a promoção da reflexão, seja sobre questões voltadas ao pertencimento, à importância, à evolução e à valorização das tecnologias. Ao todo foram contemplados 300 participantes entre professores e estudantes de escolas das redes públicas municipal e estadual das cidades de Rio Grande, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar, sendo possível constituir um espaço de reflexão por meio da criação de uma rede colaborativa entre universidade-escola-comunidade da região.

Referência(s)
Altmetric
PlumX