
Um estudo sobre práticas linguísticas LGBTTQIAPN+ em Libras
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 9; Linguagem: Português
10.14393/lex-v9a2023/24-13
ISSN2447-9551
AutoresLetícia Regiane da Silva, Marianne Rossi Stumpf, Marcos Luchi,
Tópico(s)Linguistic research and analysis
ResumoEste artigo aborda a interconexão entre as Comunidades Surdas e o ativismo LGBTTQIAPN+ em plataformas digitais, centrando-se na análise de vídeos em Libras presentes no YouTube e Instagram. Examinamos o papel das redes sociais na propagação de informações e na expansão do vocabulário da Língua Brasileira de Sinais (Libras), com um foco específico na visibilidade das comunidades LGBTTQIAPN+ no Instagram e no YouTube. A análise se concentra na observação de vídeos e transmissões ao vivo como formas de práticas linguísticas. Por meio de métodos de análise de conteúdo, o estudo visa investigar como o termo “bissexual” é representado em Libras, buscando identificar variações e sua relação com a concepção binária de gênero. A pesquisa pode contribuir para um corpus acadêmico ao oferecer uma base documental para estudos mais amplos sobre a interseção das identidades surdas e LGBTTQIAPN+, enfatizando a importância de uma abordagem sensível e colaborativa entre a academia e as comunidades de prática.
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