Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Cartas Pedagógicas: uma inspiração freireana

2022; Editora da Universidade de Santa Cruz do Sul; Linguagem: Português

10.17058/rea.v30i1.16045

ISSN

1982-9949

Autores

Carla Luz Salaibb Dotta, Elisete Enir Bernardi Garcia,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este artigo, projeto de dissertação do Mestrado Profissional em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS, busca analisar, por meio de cartas pedagógicas que se conceberam sob o conceito de dialogicidade de Paulo Freire, as trajetórias percorridas por estudantes egressos da Educação de Jovens e Adultos – EJA até o acesso ao Ensino Superior na relação com o contexto de direitos desses sujeitos. Referências ARROYO, Miguel Gonzáles. Educação de Jovens e Adultos: um campo de direitos e responsabilidade pública. In: SOARES, Leôncio; GIAVONETTI, Maria Amélia; GOMES, Nilma Lino (Orgs). Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. BRASIL. Ministério da Educação. CNE/CEB. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília – Parecer nº: 11/2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/legislacao/parecer_11/2000.pdf> Acesso em: 17 jun. 2020. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Brasília, MEC/SEF/COEJA, (2013). BRUNEL, Carmem. Jovens cada vez mais jovens na Educação de Jovens e Adultos. 3ª ed. Porto Alegre: Mediação. 2014. CAMINI, Isabela. Cartas Pedagógicas: Aprendizados que se entrecruzam e se comunicam. Porto Alegre: ESTEF, 2012. COELHO, Edgar Pereira. Uma Introdução à Pedagogia da Correspondência em Paulo Freire. In: EccoS – Rev. Cient., São Paulo, n. 26, p. 59-73, jul./dez. 2011. Disponível em: <https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=eccos&page=article&op=view&path%5B%5D=3234>. Acesso em: 03 de mar. 2020. DOTTA, Carla L. S. Da Educação Básica a Universidade. Alunos na Ledoc oriundos da EJA. Trabalho de Conclusão de Curso da Universidade do Rio Grande do Sul – UFRGS. Tramandaí. 2018. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle /10183/181651. Acesso em: 30 abr., 2020. DOTTA, Carla L. S. Paulo. Conscientização Teoria e prática da libertação: Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Cortez e Moraes: São Paulo. 1979. DOTTA, Carla L. S. Paulo. Educação de adultos: algumas reflexões. In: GADOTTI, Moacir e POMÃO, José E. Educação de Jovens e Adultos: teoria, prática e proposta. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2011. FREIRE, Paulo. Educação como Prática de Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: Cartas Pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 1997. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 27 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: Cartas Pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 41 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. GADOTTI. Moacir. Paulo Freire: Uma biografia. São Paulo: Cortez 1996. GARCIA, Elisete Enir Bernardi. A política de Educação de Jovens e Adultos em São Leopoldo/RS, na Perspectiva de seus Sujeitos. 2011. 302 f. Tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. São Leopoldo/RS. 2011. MORAES, Ana Cristina de; PAIVA, Darlan Lima. Cartas Pedagógicas: reflexões de docentes da educação básica e superior. Fortaleza: EdUECE, 2018. VIEIRA, Adriano. Cartas Pedagógicas, in: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides, ZITCONKI, Danilo José (orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

Referência(s)