Artigo Acesso aberto

Intersecções entre educação, cinema e pedagogia cultural: o que se ensina e aprende a partir das "pedagogias do horror"

2023; Editora da Universidade de Santa Cruz do Sul; Volume: 31; Issue: 3 Linguagem: Português

10.17058/rea.v31i3.18554

ISSN

1982-9949

Autores

Lucas Bitencourt Fortes, Gisele Massola, Deivison Moacir Cezar de Campos,

Tópico(s)

Cinema History and Criticism

Resumo

Na contemporaneidade, não somente escolas e espaços educacionais, mas também outros locais podem produzir conhecimento, saberes e visões de mundo, produzindo pedagogias culturais. Busca-se compreender quais pedagogias e significados são produzidos a partir do cinema, mais detidamente, do gênero horror. As bases teórico-metodológicas vinculam-se ao entendimento de pedagogia cultural sob a perspectiva dos Estudos Culturais em Educação. Evidencia-se como as pedagogias são acionadas e que o uso do horror em si transcende o afeto de horror unicamente, pois são diversos os sentimentos e sensações, como medo e desconforto, que se fazem presentes no espectador.

Referência(s)
Altmetric
PlumX