O problema concreto de um viés problematizador na metodologia interdisciplinar das representações
2023; Editora da Universidade de Santa Cruz do Sul; Volume: 31; Issue: 2 Linguagem: Português
10.17058/rea.v31i2.17600
ISSN1982-9949
AutoresWélica Patrícia Souza de Freitas, Nádia Cristina Guimarães Errobidart,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoO artigo apresenta um estudo sobre teses e dissertações brasileiras que abordam a metodologia de Ilhas de Racionalidade Interdisciplinares na formação de professores de ciências, a partir do site da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, que resultou em seis trabalhos, os quais foram analisados via Análise Textual Discursiva. Apresentamos como compreensões emergentes a importância de um caráter problematizador para o problema concreto, a fim de propiciar uma Alfabetização Científica e Tecnológica, bem como a necessidade de o problema concreto emergir de um estudo da realidade em que os estudantes estão inseridos, desvelando um tema gerador, a partir do processo de investigação temática.
Referência(s)