Artigo Acesso aberto

O problema concreto de um viés problematizador na metodologia interdisciplinar das representações

2023; Editora da Universidade de Santa Cruz do Sul; Volume: 31; Issue: 2 Linguagem: Português

10.17058/rea.v31i2.17600

ISSN

1982-9949

Autores

Wélica Patrícia Souza de Freitas, Nádia Cristina Guimarães Errobidart,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

O artigo apresenta um estudo sobre teses e dissertações brasileiras que abordam a metodologia de Ilhas de Racionalidade Interdisciplinares na formação de professores de ciências, a partir do site da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, que resultou em seis trabalhos, os quais foram analisados via Análise Textual Discursiva. Apresentamos como compreensões emergentes a importância de um caráter problematizador para o problema concreto, a fim de propiciar uma Alfabetização Científica e Tecnológica, bem como a necessidade de o problema concreto emergir de um estudo da realidade em que os estudantes estão inseridos, desvelando um tema gerador, a partir do processo de investigação temática.

Referência(s)
Altmetric
PlumX