Artigo Acesso aberto

Produção na licenciatura em computação: o jogo digital desafio dos filósofos

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 6 Linguagem: Português

10.55905/cuadv16n6-157

ISSN

1989-4155

Autores

Cleiton de Miranda Brito, Daniel do Nascimento Silva, Dhevidy de Almeida Silva, D. P. CONCEIÇÃO,

Tópico(s)

E-Learning and Knowledge Management

Resumo

O presente artigo foi desenvolvido durante a disciplina de Sistemas Operacionais do curso Licenciatura em Ciências da Computação e aborda a utilização de jogos digitais no nível superior. Tem como objetivo apresentar a importância do uso das ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos relacionados a comunicação entre processos como exclusão mútua, região crítica, condições de corrida, Starvation e Deadlock. Para isso, foi desenvolvido um software chamado de “desafio dos filósofos” como material didático, a fim de apresentar a importância da utilização das atividades lúdicas. Como procedimentos metodológicos foram realizadas pesquisas bibliográficas em livros, revistas e artigos sobre jogos digitais e o conteúdo específico, o Jantar dos Filósofos. Para o desenvolvimento do jogo foram utilizadas as tecnologias HTML 5, CSS 3, JavaScript, PHP, framework CodeIgniter 3, framework Bootstrap, XAMPP e o editor de texto sublime text. Para análise dos resultados foi utilizado um formulário de avaliação da ferramenta com alunos do curso superior em Licenciatura em Ciências da Computação do Instituto Federal Baiano campus Senhor do Bonfim - BA. Como resultado constatou-se que os jogos digitais possuem um lugar de importância na aprendizagem de estudantes do nível superior; além disso, a construção do jogo proporcionou aos estudantes da Licenciatura em Ciência da Computação uma perspectiva autoral de material didático enquanto futuros profissionais da educação.

Referência(s)