Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Desenvolvimento de bancada didática de automação residencial

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 6 Linguagem: Português

10.55905/cuadv16n6-158

ISSN

1989-4155

Autores

Rubens de Jesus Lopes, Gessé Jorge de Souza, Daniel de Oliveira Ferraz, Ailton Lopes de Sousa, Gilberto de Melo,

Tópico(s)

Experimental Learning in Engineering

Resumo

Este trabalho descreve o desenvolvimento de um projeto educacional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Altamira, centrado na criação de uma bancada didática para o ensino de automação residencial para cursos na área de tecnologia. A metodologia envolveu a revisão de literatura sobre automação residencial, análise dos componentes necessários, construção de uma maquete de casa inteligente e instalação de sensores e atuadores nos diversos cômodos. Os testes iniciais garantiram a conectividade e funcionalidade dos sensores e atuadores na maquete. Os resultados indicaram que a bancada didática funcionou corretamente, oferecendo uma plataforma eficaz para o ensino prático de automação residencial. Essa abordagem prática possibilita aos alunos uma compreensão mais profunda e aplicada dos conceitos de automação, tornando o aprendizado mais dinâmico e interativo. A bancada didática serve como um recurso valioso para capacitar os estudantes em tecnologias emergentes, preparando-os para desafios reais no campo da automação residencial.

Referência(s)