Contato pele a pele, operacionalização de práticas de educação na saúde: relato de experiência
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 6 Linguagem: Português
10.55905/cuadv16n6-148
ISSN1989-4155
AutoresEmanuella Pereira de Lacerda, Amanda Silva de Oliveira, Bianca Vieira da Silva, Andréa Fabíola Costa Bogéa, Julia Oliveira Albernaz, Lívia Anniele Sousa Lisboa, Fabiano Rossi Soares Ribeiro, Suzana Portilho Amaral Dourado,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoObjetivo relatar a experiência de enfermeiros obstétricos, no planejamento e na operacionalização de ações de educação na saúde sobre contato pele a pele na primeira hora de vida. Metodologia Estudo descritivo, tipo relato de experiência, realizada pelos enfermeiros obstétricos de uma Maternidade de Alta Complexidade no Maranhão, com a equipe de enfermagem, acadêmicos de enfermagem e de medicina, no período de 01 de julho de 2023 a 30 de setembro de 2023. Resultados os enfermeiros obstétricos como preceptores também desempenharam um papel importante na modelagem de comportamentos profissionais. Eles demonstraram empatia, respeito e sensibilidade cultural no cuidado com as gestantes, parturientes e recém-nascidos, incentivando os alunos a adotarem uma abordagem centrada no paciente em sua prática futura. Incentivaram ainda os alunos a se envolverem em projetos de pesquisa e inovação relacionados ao contato pele a pele. Discussão é fundamental compreender a importância do contato pele a pele na primeira hora de vida de recém-nascidos de parto normal e a relevância da atuação dos enfermeiros obstétricos no planejamento e na operacionalização de ações de educação na saúde com a equipe multiprofissional. Considerações finais assim, a importância da educação em saúde, consistiu em discussões entre sujeitos e profissionais, de modo diferenciado na transmissão de informações, na qual o estímulo e orientações realizadas por enfermeiros obstétricos e acadêmicos, sobre o contato pele a pele e a amamentação ainda no quarto PPP.
Referência(s)