Artigo Acesso aberto

Educar para a diversidade religiosa na eclesiologia da Lumen Gentium

2024; Linguagem: Português

10.46859/10.46859/pucrio.acad.pqteo.2595-9409.2024v7n13a07

ISSN

2595-9409

Autores

Claudio Jacinto da Silva,

Tópico(s)

Theology and Canon Law Studies

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a educação para a diversidade religiosa, no horizonte dos ensinamentos sobre os “não-cristãos”, presente nos textos conciliares, a partir da Declaração Dogmática Lumen Gentium. Tais ensinamentos serão articulados com o Documento sobre a Fraternidade Humana e o Pacto Educativo Global. Para isso, utilizaram-se como fontes bibliográficas alguns documentos eclesiásticos e laicos, além de artigos científicos. A diversidade religiosa é uma realidade presente na história da humanidade. Seus exemplos são abundantes. No entanto, essa diversidade, não raro, é solapada, nos bancos escolares de todos os níveis da Educação, por ações contundentes de intolerância, perpetradas com a finalidade de violar, em nome de Deus e da religião, o direito à liberdade religiosa. Nesse sentido, este texto tentou verificar a oportunidade da Igreja em promover seus ensinamentos sobre a diversidade religiosa, nos seus ambientes educacionais

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