REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO RURAL BRASILEIRO NA TELEVISÃO: O CASO DO PROGRAMA GLOBO RURAL
2022; Volume: 29; Issue: 54 Linguagem: Português
10.33081/formacao.v29i54.9067
ISSN2178-7298
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste artigo tem como objetivo analisar representações sociais do rural brasileiro em notícias veiculadas pelo programa Globo Rural. O papel das noticiais e discursos desta mídia para a construção de representações sociais ligadas ao campo é discutido a partir da Teoria das Representações Sociais, de Moscovici, e da perspectiva da Geografia das Representações. Metodologicamente, analisou-se quatro reportagens veiculadas pelo jornal entre os meses de setembro e outubro de 2020. As reportagens analisadas majoritariamente apresentam uma faceta do espaço rural brasileiro caracterizada pela grande propriedade, emprego de maquinário e tecnologia, e pela monocultura ou pecuária moderna. O texto e as imagens das reportagens, através dos processos de ancoragem e objetivação, criam e reforçam representações sociais do espaço rural brasileiro como locus de produção capitalista integrada ao mercado global e de progresso econômico. Tais representações sociais, que circulam nos universos consensuais tanto no campo quanto na cidade, criam imagens e representações do espaço que invisibilizam outras formas de produção e de existência no espaço rural brasileiro.
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