Artigo Acesso aberto Revisado por pares

REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO RURAL BRASILEIRO NA TELEVISÃO: O CASO DO PROGRAMA GLOBO RURAL

2022; Volume: 29; Issue: 54 Linguagem: Português

10.33081/formacao.v29i54.9067

ISSN

2178-7298

Autores

Renata Hübner,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar representações sociais do rural brasileiro em notícias veiculadas pelo programa Globo Rural. O papel das noticiais e discursos desta mídia para a construção de representações sociais ligadas ao campo é discutido a partir da Teoria das Representações Sociais, de Moscovici, e da perspectiva da Geografia das Representações. Metodologicamente, analisou-se quatro reportagens veiculadas pelo jornal entre os meses de setembro e outubro de 2020. As reportagens analisadas majoritariamente apresentam uma faceta do espaço rural brasileiro caracterizada pela grande propriedade, emprego de maquinário e tecnologia, e pela monocultura ou pecuária moderna. O texto e as imagens das reportagens, através dos processos de ancoragem e objetivação, criam e reforçam representações sociais do espaço rural brasileiro como locus de produção capitalista integrada ao mercado global e de progresso econômico. Tais representações sociais, que circulam nos universos consensuais tanto no campo quanto na cidade, criam imagens e representações do espaço que invisibilizam outras formas de produção e de existência no espaço rural brasileiro.

Referência(s)
Altmetric
PlumX