Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação Matemática e Desenvolvimento Sustentável: ideias para acelerar o fim do mundo?

2024; Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Volume: 21; Linguagem: Português

10.37001/remat25269062v21id516

ISSN

2526-9062

Autores

Vanessa Franco Neto, Daniele Costa Silva,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O presente artigo problematiza os modos como a educação matemática, como campo de investigações, vem atuando na construção e implantação de currículos orientados pelo e para o desenvolvimento sustentável. Isso ilustrará os modos como o campo vem tornando-se parte deste movimento global. Além disso, também serão postos a expiação o que vem sendo entendido por desenvolvimento sustentável. Os anais da quadragésima sexta reunião do Psychology of Mathematics Education serão os objetos aqui analisados. As teorizações utilizadas no processo analítico tomam a noção de problematização foucaultiana. As conclusões caminham para um exercício de indagação diante da pouco presente problematização da noção de desenvolvimento sustentável frente aos fatídicos problemas da humanidade, movimento que se observa, também, nos modos como a educação matemática vem se envolvendo nesta chamada hodierna.

Referência(s)