Artigo Acesso aberto Produção Nacional

STEPS OF GEOCONSERVATION IN THE CONTEXT OF THE MUNICIPALITY OF ALTO LONGÁ-PI: INITIAL NOTES TO ENVIRONMENTAL EDUCATION AND THE CONSERVATION OF ELEMENTS OF GEODIVERSITY / ETAPAS DA GEOCONSERVAÇÃO NO CONTEXTO DO MUNICÍPIO DE ALTO LONGÁ-PI: APONTAMENTOS INIC

2024; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.48025/issn2675-6900.v5n1.2024.610

ISSN

2675-6900

Autores

MARIA DA PAZ DA CRUZ VITORIO DE OLIVEIRA, Jaelson Silva Lopes, Cláudia Maria Sabóia de Aquino,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

Ao considerar a necessidade de ampliação dos estudos científicos sobre geoconservação dos possíveis locais de interesse da geodiversidade do município de Alto Longá-PI, a pesquisa visa discutir aportes teóricos e práticos quanto aos conceitos e aplicabilidade das etapas da geoconservação e, a partir disso, destacar a sua importância junto à educação ambiental e a conservação do geopatrimônio no contexto do município de Alto Longá, Piauí. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: revisão bibliográfica e estudo de caso quanto às potencialidades das etapas da geoconservação para a educação ambiental e a conservação do geopatrimônio no contexto da área de estudo. O recorte espacial, por sua vez, deu-se por meio de um levantamento preliminar dos possíveis locais de interesse da geodiversidade do município, mediante visitas de campo a alguns locais de interesse, além de dados (registros escritos e fotos) fornecidos por moradores e historiador local. Conclui-se que as pesquisas aplicadas à geodiversidade e a geoconservação no território altolongaense ainda são extremamente escassas, mesmo a área apresentando componentes abióticos com características singulares do ponto de vista geomorfológico, hidrogeológico e geohistórico. Buscando contribuir com estratégias de geoconservação, sugere-se a implementação de medidas geoeducativas, tais como: elaboração de materiais didático-pedagógicos, como quebra-cabeça das paisagens dos Morros do Chapéu, do Selado e do Zumbi, produção de jogo da memória dos pontos de interesse da geodiversidade citados no trabalho; além da execução de medidas geoeducativas, a citar: aula de campo na Cachoeira da Campeira e após a aula, elaboração de desenhos (pelos alunos) que retratem as características físico-naturais da Cachoeira da Campeira.

Referência(s)