Artigo Acesso aberto Produção Nacional

UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DO PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES A PARTIR DA INVESTIGAÇÃO DO EPISÓDIO DA COROA

2024; Linguagem: Português

10.22407/2176-1477/2024.v15.2583

ISSN

2176-1477

Autores

Erisvaldo Ramalho dos Santos Júnior, Juliana Mesquita Hidalgo,

Tópico(s)

Brazilian Legal Issues

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo colaborar com a abordagem do Princípio de Arquimedes no contexto educacional básico, considerando as nuances do desenvolvimento histórico desse conhecimento científico. Tomou como ponto de partida o episódio histórico envolvendo Arquimedes e a tarefa atribuída a ele de determinar se a coroa do Rei Hieron, de Siracusa, havia sido falsificada. Há uma versão muito difundida desse evento, segundo a qual Arquimedes resolveu o problema por meio da descoberta do empuxo ao se banhar. Essa versão foi narrada pelo arquiteto romano Marcus Vitruvius, que viveu cerca de dois séculos após Arquimedes, no século I a.C. Apesar de possuir uma série de inconsistências conceituais físicas e históricas, a narrativa continua sendo propagada no contexto educacional. Em contrapartida, Galileu Galilei sugeriu, em 1586, no seu trabalho denominado La Bilancetta, que Arquimedes teria utilizado uma Balança Hidrostática para resolver o problema da coroa. A versão de Galileu para o episódio é fisicamente consistente, além de apoiada por evidências históricas descobertas por historiadores. Esta versão, contudo, é praticamente ausente do contexto escolar. Igualmente ausente é a existência de um limite de validade para o Princípio de Arquimedes, assinalada pelo chamado Paradoxo Hidrostático de Galileu. Buscando contribuir para a superação dessas lacunas e distorções, o presente trabalho propõe um Produto Educacional que problematiza, sob os pontos de vista físico e histórico, a versão mais conhecida do episódio da coroa. Trata-se de uma sequência didática, voltada para o Ensino Médio, que introduz, de maneira investigativa, trechos de fontes primárias de Vitruvius e de Galileu, bem como contempla atividades experimentais demonstrativas, exploradas segundo um viés dialogado e investigativo, que incluem a própria Balança Hidrostática, além de um limite de validade para o Princípio de Arquimedes.

Referência(s)