Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Vem torcer com a gente!

2024; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 13; Issue: 23 Linguagem: Português

10.5752/p.2237-9967.2024v13n23p94-115

ISSN

2237-9967

Autores

Ana Lúcia Nishida Tsutsui,

Tópico(s)

Youth, Drugs, and Violence

Resumo

A cobertura jornalística do futebol de mulheres no Brasil tem passado por transformações nas últimas décadas. A presença da seleção brasileira de futebol feminino em competições internacionais, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, tem contribuído para aumentar a inserção do tema nos veículos de comunicação hegemônicos. A maior visibilidade midiática, entretanto, além de restrita e ocasional, não significa necessariamente maior apoio e valorização da modalidade junto à opinião pública. A análise de conteúdo quantitativa e qualitativa sobre a Copa do Mundo de 2023 nas redes sociais do ge, portal de notícias esportivas do Grupo Globo, verificou a predominância de comentários machistas, misóginos e de depreciação por parte dos seguidores, o que indica que há ainda um longo caminho a percorrer no que tange à igualdade de gênero no cenário do futebol brasileiro.

Referência(s)
Altmetric
PlumX