Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Da Coligay ao “Clube de Todos”

2024; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 13; Issue: 23 Linguagem: Português

10.5752/p.2237-9967.2024v13n23p182-201

ISSN

2237-9967

Autores

Soraya Damasio Bertoncello,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

Este trabalho faz uma análise sobre os anúncios do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense sobre diversidade sexual. O futebol ainda é espaço para machismo e homofobia, apesar de um aumento das manifestações e campanhas dos clubes em datas importantes para a comunidade LGBT+. O objetivo deste artigo é, portanto, observar como um clube inserido na lógica machista do futebol, articula seus discursos que tenham as sexualidades não hegemônicas como tema central. Realizamos um levantamento nas publicações do Grêmio entre 2019 e 2023 e, através da Análise do Discurso conseguimos observar as estratégias e sujeitos discursivos utilizados pelo clube nas suas comunicações. Concluiu-se que ainda são raras as publicações que não sejam provocadas por datas comemorativas ou situações pontuais, mas o Grêmio demonstra um esforço em mudar este quadro, buscando em sua própria história a valorização da diversidade.

Referência(s)
Altmetric
PlumX