Audiodescrição e acessibilidade
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 6 Linguagem: Português
10.55905/revconv.17n.6-269
ISSN1988-7833
Autores Tópico(s)Subtitles and Audiovisual Media
ResumoO presente artigo discorre sobre o recurso de tecnologia assistiva audiodescrição, recurso, pensado para as pessoas com deficiência visual, mas, existem outros públicos que se beneficiam desta ferramenta. Conhecê-la e utilizá-la, como estratégia metodológica, tornando a prática pedagógica mais abrangente, acolhedora e que atenda a diversidade da sala de aula, precisa se tornar uma realidade, se efetivar, de forma a não apenas permanecer com uma meta, para um futuro que nunca se torna presente. Logo, visa-se contribuir para a divulgação deste recurso indispensável para a inclusão educacional e/ou social. Apresentar-se-á concepções desta ferramenta, e um breve resumo histórico. As discussões, fundamentada em autores como Motta e Filho (2010), Enap (2020), Guedes e Barbosa (2020), Huertas (2022), entre outros, e também nas legislações brasileiras que asseguram o direito aos saberes, aos espaços e a informação, garantidos pela acessibilidade, a todos os seus cidadãos, evidenciaram que a audiodescrição é uma ferramenta essencial para a concretização das políticas de inclusão, pois, permite eliminar as barreiras comunicacionais e finda-se propondo pesquisas na área e investimentos na profissionalização de audiodescritores e de docentes.
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