A influência do tempo de telas e o desenvolvimento das habilidades linguísticas pediátricas: uma revisão integrativa
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 6 Linguagem: Português
10.55905/revconv.17n.6-273
ISSN1988-7833
AutoresJoanny Elizabeth Maria Pimentel Campos, Luís Bernardo Macedo Mata, Airllys Manuele de Souza Araujo, Jean Marcos da Silva, Marcela Martine de Souza Batalha, Rodrigo Batista de Lima, Marcelo Cantarelli Correia da Silva Filho, Felipe Solano Pinho Silva, Ellane Karlla Dias de Paiva Santos, Wivianne Marques Pereira, Júlia Britto Rocha, Paulo Vytor Cardoso Nobre,
Tópico(s)Child Development and Digital Technology
ResumoIntrodução: O tempo de exposição às telas eletrônicas pode exercer uma influência significativa no desenvolvimento das habilidades linguísticas em crianças, visto que, durante os períodos críticos de desenvolvimento, a exposição pode impactar negativamente a aquisição e o aprimoramento das habilidades linguísticas. Objetivo: avaliar a influência do tempo de telas no desenvolvimento das habilidades linguísticas na população pediátrica. Métodos: Consiste em uma revisão integrativa realizada através das bases Scopus, PubMed® e SciELO, utilizando os descritores tempo de tela, desenvolvimento de linguagem, atraso de linguagem, crianças. Foram incluídos estudos publicados nos últimos oito anos, em idioma inglês, espanhol ou português, que abordassem a temática. Resultados e discussões: Estudos revelam que a exposição prolongada e passiva às telas, especialmente à televisão, está associada a um impacto negativo na atividade verbal e no desenvolvimento da linguagem em crianças. O uso ativo de smartphones e tablets, quando envolve interação familiar e programas educativos, pode ser benéfico para o desenvolvimento linguístico. No entanto, a exposição excessiva às telas está ligada a um desempenho inferior nos testes de desenvolvimento e a um desenvolvimento cognitivo reduzido. Conclusão: O tempo prolongado de exposição às telas está diretamente correlacionado a impactos negativos no desenvolvimento da linguagem, especialmente quando essa exposição é intensa durante o primeiro ano de vida. Além disso, a interação com cuidadores é crucial para enriquecer o vocabulário e estimular o ambiente linguístico.
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